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Benefícios do Ômega 3: Saiba aproveitá-los!

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada. Entre seus benefícios mais reconhecidos está a proteção da saúde cardiovascular e cerebral.


O QUE É ÔMEGA 3?

Ômega 3 é um composto de ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA). Esses são ácidos graxos poli-insaturados e essenciais, ou seja, que não são produzidos pelo organismo e precisam ser adquiridos por meio da dieta. Na alimentação, podem ser encontrados em óleos de peixes de águas frias, como sardinha e salmão, além de óleos vegetais de sementes de linhaça, canola, milho, girassol e em castanhas. Saiba mais sobre o ômega 3, benefícios e vantagens. ÔMEGA 3: BENEFÍCIOS

  • Fortalece o sistema de defesa;

  • É fonte de energia;

  • Previne doenças como as cardiovasculares;

  • Potencializa o desempenho nos treinos;

  • Estimula o metabolismo lipídico;

  • Reduz o estresse oxidativo;

  • Acelera a recuperação muscular;

  • Proporciona estabilização do humor;

  • Estimula o desenvolvimento fetal ideal.

EFEITOS DO ÔMEGA 3 NO COMBATE A DOENÇAS

O ômega 3 é apontado como uma substância eficaz na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

Além disso, o consumo deste composto favorece a redução de ações inflamatórias, preservando o sistema imunológico. Não é por acaso que ele é indicado para todo tipo de paciente, independentemente dos objetivos físicos buscados.

A proteção imunológica está relacionada à capacidade do nutriente de influenciar a membrana celular, alterando suas propriedades. Dessa forma, o ômega 3 aumenta a função endotelial, mecanismo que envolve a defesa do organismo e pode até influenciar a frequência cardíaca, já que está ligado a canais de sódio.

A dieta rica em ácidos graxos poli-insaturados promove, ainda, redução da pressão arterial e prevenção de doenças cardíacas, artrite e diabetes tipo 2. O consumo de ômega 3 é recomendado por nutricionistas e médicos, já que são inúmeros os benefícios para a saúde. O composto funcional, que é uma gordura essencial ao corpo humano, não é produzido pelo nosso organismo, podendo ser adquirido apenas pela alimentação ou via suplementos.

Além disso, atua como um excelente composto que auxilia no crescimento e desenvolvimento neurológico e fetal. Estudos demonstram também se tratar de uma ótima fonte de nutrientes na prevenção de doenças psiquiátricas como a depressão.

Como você pôde ver, o ômega 3 é um composto essencial para a saúde física e mental, o seu consumo está associado a inúmeros benefícios e pode tranquilamente ser inserido na sua rotina diária. ÔMEGA 3 EMAGRECE?

Apesar de esse não ser o foco principal do ômega 3, se emagrecer for o objetivo, o composto pode ser um aliado. A associação entre a prática regular de exercícios físicos, uma dieta equilibrada e o consumo desse suplemento colabora para a queima de calorias e a consequente redução de peso. Além disso, o ômega 3 também auxilia indiretamente nesse resultado por possibilitar treinos mais intensos.

O composto, apesar de não ser produzido pelo nosso organismo, é uma gordura essencial para a manutenção da saúde. Por isso, só pode ser adquirido por meio de alimentação ou suplementação.

As pessoas que sofrem com doenças como a obesidade têm um estoque elevado de gordura corporal, o que significa uma quantidade de inflamações considerável. Nestes indivíduos, a suplementação de ácidos graxos como o ômega 3 contribuiu para impedir a progressão da lesão aterosclerótica, minimizando o risco de problemas mais graves para a saúde. EFEITOS DO ÔMEGA 3 NOS RESULTADOS DOS TREINOS

Para atletas, as propriedades do ômega 3 demonstram-se benéficas para reduzir o desgaste e auxiliar na prática de exercícios de maior intensidade. Isso porque o composto combate a inflamação tecidual no músculo causada pela musculação. Dessa forma, há menos dor muscular e o processo de recuperação torna-se mais rápido. Como consequência, é possível realizar novas séries em menos tempo, influenciando mudanças corporais mais significativas.

Qualquer estratégia de treino para ganho de massa muscular ou perda de peso deve estar associada à reeducação alimentar. A prática isolada de treinos, sem o cuidado com a alimentação, tem efeitos pouco significativos nos resultados de qualquer estratégia corporal.

Desta forma, o consumo de alimentos específicos, somado ao uso de suplementos nutricionais, são práticas já difundidas entre os atletas e praticantes de atividades. Além de ajudar nos resultados finais, eles também favorecem a performance na prática dos esportes. No caso específico da musculação, o consumo de ômega 3 está diretamente atrelado à redução dos efeitos de pós-treino. Estudos realizados com adultos saudáveis e praticantes da atividade física demonstram que o uso recorrente da substância eleva as taxas de síntese proteica muscular, contribuindo para o anabolismo dos músculos e facilitando a construção do tecido muscular.

São inúmeros os estudos científicos apontando para o aumento da força muscular relacionado ao metabolismo do ômega 3. Além disso, a suplementação também se mostra eficaz na redução de gordura em pessoas com diagnóstico de obesidade.

É por isso que a suplementação de ômega 3 tem um impacto direto na sua saúde. Além de diminuir os efeitos negativos do pós-treino, ela traz diversos benefícios para a saúde. É importante destacar que qualquer suplementação alimentar deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional da área da saúde. PRINCIPAIS FONTES DE ÔMEGA 3

O ômega 3 não é produzido pelo corpo humano, mas pode ser encontrado em diversas fontes no meio ambiente.

Muita gente sabe que a principal fonte de alimentos que contêm a substância são os animais marinhos. Por isso, o consumo de peixes é tão recomendado pelos profissionais da área de nutrição e saúde.

Além dos peixes, é possível encontrar o ácido graxo linolênico - ômega 3 - em sementes de plantas oleaginosas como soja, milho, girassol e em castanhas.

Como é muito difícil medir a quantidade de ômega 3 nestes alimentos e montar uma estratégia alimentar mais adequada, os nutricionistas costumam indicar a suplementação da substância aliada à ingestão dos alimentos. QUANTO CONSUMIR DE ÔMEGA 3?

Esta é uma das dúvidas mais comuns de quem está pesquisando a respeito do assunto. Afinal, qual é a quantidade diária recomendada de ômega 3?

A quantidade ideal recomendada vai depender de diversos critérios e deve sempre levar em consideração as particularidades e necessidades nutricionais individualizadas. Por isso, é imprescindível buscar orientação com um profissional da área da saúde e/ou nutrição.

Em linhas gerais, um indivíduo saudável deve consumir aproximadamente de 3 g a 4 g diárias de ômega 3, que deve, necessariamente, estar acompanhado de uma vitamina antioxidante.

Assim como qualquer substância, quando utilizado de forma incorreta, o ômega 3 pode trazer riscos para a saúde. Problemas com hiperdosagem podem dificultar os resultados em estratégias alimentares, além de oferecer riscos em relação ao surgimento de doenças.

Neste sentido, para saber qual é o consumo ideal para o seu corpo, é necessário buscar o acompanhamento nutricional. O profissional vai orientar na composição de toda a sua dieta, bem como nas quantidades e nutrientes que devem ser suplementados. ÔMEGA 3 E ÔMEGA 6: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS?

A principal diferença entre o ômega 3 e o ômega 6 é que o primeiro é anti-inflamatório, enquanto o segundo é pró-inflamatório.

Ocorre que, em termos nutricionais, ambos têm o seu grau de relevância para a saúde. Além de ajudar a manter a estrutura celular e do sistema nervoso, a combinação das substâncias favorece a redução do colesterol ruim e o aumento do colesterol bom, prevenindo doenças e aumentando a imunidade. SINAIS DE DEFICIÊNCIA DE ÔMEGA 3

Como saber se você está com deficiência de ômega 3 no seu organismo? Os principais sintomas associados à baixa da substância no corpo são: problemas neurológicos, lesões na pele, acuidade visual, diminuição da capacidade de aprendizado, retardo no crescimento e diarreias constantes.

Para ter um diagnóstico adequado, é imprescindível buscar o suporte de um profissional médico, que fará a requisição de exames específicos que avaliam os níveis das principais substâncias e nutrientes necessários para a sua saúde. ÔMEGA 3: PREÇO BAIXO E MÁXIMA QUALIDADE É NA COSMED BAHIA

Ingrediente de origem natural, o ômega 3 é um ótimo aliado dos praticantes de atividades físicas, além de oferecer uma série de benefícios para a saúde. Na Cosmed Bahia, você encontra ômega 3 em cápsulas com a quantidade ideal para a sua rotina.


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